Água Clara/MS . 04 de Novembro de 2025

03/11/2025 as 15h16 / Por ()
Segundo plataformas especializadas, o horário exato da lua cheia pode variar conforme o fuso horário de cada região
Nesta quarta-feira (5), mais uma ‘superlua’ estará visível no céu de todo o mundo, incluindo no Brasil. Além de ser a segunda aparição do ano, o fenômeno também será o penúltimo de 2025.
A melhor visualização ocorre ao anoitecer. Segundo plataformas especializadas, o horário exato da lua cheia pode variar conforme o fuso horário de cada região. No horário de Brasília, por exemplo, a superlua deve ocorrer por volta das 18h45 em São Paulo.
Além disso, não é necessário qualquer equipamento para observá-la. A olho nu, a lua aparecerá maior e mais brilhante no céu.
Superlua
O termo ‘superlua’ não costuma ser utilizado por astrônomos, mas significa que a lua estará próxima ao seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra durante sua órbita, e aparecerá maior e mais brilhante do que o normal.
Ainda, este período chama-se perigeu porque o satélite natural aparece no céu cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu – ou microlua – quando está mais distante.
Segundo o calendário astronômico do Observatório Nacional, ao todo, ocorrem três superluas em 2025: 6 de outubro, 5 de novembro e 4 de dezembro.
Midiamax
15h47 | Jovem presa injustamente por 6 anos morre de câncer 2 meses após absolvição
15h33 | Centrão vê bolsonaristas com mais de 300 votos pela anistia na Câmara
15h16 | Vem aí: segunda "superlua" do ano acontece nesta quarta e poderá ser vista de todo o Brasil
14h56 | Mulher descobre 'chifre' e esfaqueia amante do marido durante briga em MS
14h24 | Homem morre em confronto com a PM após roubar botijão de gás em fazenda de MS