Água Clara/MS . 02 de Novembro de 2025

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27/10/2025 as 14h39 / Por ()

Governo anuncia concessão de rodovias que ligam Campo Grande, Três Lagoas e Bataguassu

Projeto prevê investimento de R$ 10 bilhões em 870 km de estradas estaduais e federais, As regiões Central (Campo Grande e Ribas) e Leste (Água Clara, Três Lagoas, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Bataguassu

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Projeto prevê investimento de R$ 10 bilhões em 870 km de estradas estaduais e federais, com melhorias na trafegabilidade e segurança dos usuário

O Governo de Mato Grosso do Sul avança em um dos maiores projetos de infraestrutura viária do estado: a concessão para recuperação, operação, manutenção e ampliação de trechos das rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395, além de trechos das rodovias federais BR-262 e BR-267.

Com extensão total de 870,3 quilômetros, o projeto abrange importantes ligações regionais:

  • MS-040: de Campo Grande a Santa Rita do Pardo;
  • MS-338: entre Santa Rita do Pardo e Bataguassu;
  • MS-395: de Bataguassu ao entroncamento com a BR-267;
  • BR-262: de Campo Grande a Três Lagoas;
  • BR-267: de Bataguassu a Nova Alvorada do Sul.

A modalidade será de concessão comum, com prazo de 30 anos e investimento estimado em R$ 10,098 bilhões — sendo R$ 6,907 bilhões em obras (CAPEX) e R$ 3,191 bilhões em operação e manutenção (OPEX).

A iniciativa beneficiará 1,2 milhão de pessoas e deve gerar cerca de 1,100 empregos diretos e indiretos. O projeto prevê melhorias significativas na trafegabilidade, aumento da segurança, melhor escoamento da produção e redução do tempo de deslocamento e dos custos de manutenção de veículos.

As regiões Central (Campo Grande e Ribas do Rio Pardo) e Leste (Água Clara, Três Lagoas, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Bataguassu) serão diretamente impactadas, impulsionando setores como construção civil, indústria de alimentos e têxteis, celulose e papel, sucroenergético, metalmecânico e frigorífico.

Segundo o Governo do Estado, o projeto também proporcionará novas oportunidades de negócios e redução das despesas públicas com manutenção rodoviária, permitindo o reinvestimento em outras estradas da malha estadual.

Com informações Camâra Legislativa

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