Água Clara/MS . 14 de Maio de 2024

notícias : Água Clara

05/03/2024 as 09h40 / Por ()

Corregedoria do TJ retoma correições e inspeções em MS por Ribas e Água Clara

As próximas visitas in loco serão realizadas em março nas comarcas de Bataguassu, Nova Andradina, Batayporã e Anaurilândia.

Imprimir
  • - Juízes da comarca de Ribas do Rio Pardo com equipe do TJ MS.
- Ocultar Galeria
A primeira etapa de 2024 do cronograma de visitas das correições e inspeções ordinárias da Corregedoria-Geral de Justiça nas serventias judiciais e extrajudiciais de Mato Grosso do Sul foi iniciada no mês passado no último dia 20.  De acordo com a assessoria, a retomada dos trabalhos in loco nesse ano ocorreu nas comarcas de Água Clara e Ribas do Rio Pardo.
 
A visita contou com a presença do Corregedor-Geral de Justiça, Des. Fernando Mauro Moreira Marinho, dos juízes auxiliares da Corregedoria, José Eduardo Neder Meneghelli e Jacqueline Machado, além de servidores dos Departamentos de Correição Judicial e Inspeção Extrajudicial.
 
Estiveram presentes, a  juíza da comarca de Ribas do Rio Pardo Drª Camila Neves Porciúncula (2ª Vara/Ofício Cível e Criminal)  e o novo juiz de direito Dr. Mateus Da Silva Camelier (1ª Vara/Ofício Cível e Criminal).
 
A última visita da Corregedoria-Geral havia ocorrido em novembro do ano passado nas comarcas de Costa Rica, Cassilândia e Chapadão do Sul, quando foi atingida a marca de 50% das unidades judiciais e extrajudiciais visitadas. A previsão é de que todas as serventias de MS sejam correicionadas e inspecionadas até o final do biênio 2023/2024, tornando efetivo o exercício das atividades fiscalizadora e orientadora.
 
As próximas visitas in loco serão realizadas em março nas comarcas de Bataguassu, Nova Andradina, Batayporã e Anaurilândia.
 
SAIBA MAIS

A função correcional consiste na fiscalização, correição, inspeção, visita e outras atividades de orientação das serventias judiciais e extrajudiciais e de seus serviços auxiliares. Divide-se em judicial e extrajudicial, sendo a função correcional judicial denominada de correição e a extrajudicial de inspeção.

A correição judicial consiste na averiguação periódica da regularidade dos serviços nas unidades judiciárias de primeira instância, reduzindo-se a termo os dados constatados, as deficiências e boas práticas encontradas, além de eventuais orientações e determinações às unidades para melhorar seu desempenho.
 
A função correcional extrajudicial consiste na fiscalização dos serviços notariais e de registro, para a observância da continuidade, celeridade, qualidade, eficiência, regularidade e urbanidade na prestação dos serviços notariais e de registro, bem como do acesso direto ao notário ou registrador pelo usuário, e do atendimento específico das pessoas consideradas por lei vulneráveis ou hipossuficientes.
 
Notícias do Cerrado
 
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Pela primeira vez na história, agência decreta "seca" no Pantanal
Mulher de 33 anos pede para ir ao banheiro em reunião de amigas e morre em Três Lagoas
Mulher descobre que está grávida após ser estuprada em MS e ser mantida em cárcere
Enquanto Taquari gaúcho tem água demais, Taquari de MS pode secar para sempre
Copyright 2012 . Portal gua Clara