Água Clara/MS . 10 de Novembro de 2025

03/10/2025 as 15h48 / Por ()
O remédio, considerado o tratamento de referência, não está disponível no mercado nacional.
Casos recentes de intoxicação por metanol acenderam um alerta sanitário no Brasil e colocaram o governo em uma corrida para garantir o acesso ao fomepizol, medicamento usado como antídoto em envenenamentos por essa substância.
O remédio, considerado o tratamento de referência, não está disponível no mercado nacional. Diante da urgência, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acionou autoridades reguladoras internacionais, como a FDA (Estados Unidos), a EMA (União Europeia), além de agências do Canadá, Reino Unido, Japão, China, Argentina, México, Suíça e Austrália. O objetivo é acelerar a importação e ampliar as opções de tratamento em hospitais brasileiros.
O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e produtos químicos, mas tem sido encontrado em bebidas alcoólicas adulteradas, responsável por intoxicações graves.
O fomepizol atua bloqueando a transformação do metanol em metabólitos tóxicos que provocam danos ao sistema nervoso e ao fígado.
Sem o medicamento, profissionais de saúde recorrem ao etanol grau farmacêutico, que pode retardar os efeitos do veneno, mas apresenta menos eficácia e maior risco.
Além de contatar agências internacionais, a Anvisa publicou um edital de chamamento global em busca de fabricantes e distribuidores com estoque imediato do antídoto. O pedido partiu do Ministério da Saúde, que classificou a situação como de urgência sanitária.
Três laboratórios foram mobilizados para análise de amostras suspeitas de bebidas adulteradas: Lacen/DF, Laboratório Municipal de São Paulo e INCQS/Fiocruz.
As fiscalizações também já estão em andamento em diferentes estados, em parceria com as vigilâncias sanitárias locais.
Orientação à população
Enquanto o medicamento não chega, a recomendação é que, em caso de suspeita de intoxicação, a população acione o Disque-Intoxicação (0800-722-6001), que reúne 13 centros de referência no país.
Sintomas de intoxicação por metanol podem incluir dor de cabeça intensa, náusea, vômito, visão turva e dificuldade para respirar. O atendimento médico rápido é essencial.
Hoje Mais
15h49 | Inscrições abertas para trainee em manutenção automotiva em Água Clara
15h40 | Homem comete crimes, posta que 'no Brasil as leis não funcionam' e acaba preso
15h30 | Menina de 2 anos quase perde o braço por causa de elástico de cabelo; mãe faz alerta
15h24 | Fábrica clandestina de bebidas alcoólicas é interditada em MS
15h04 | Preço cai e gigantes da celulose de MS deixam de faturar R$ 3,6 bilhões