Água Clara/MS . 26 de Abril de 2024

notícias : Saúde

17/06/2021 as 14h09 / Por (Correio do Estado)

Possíveis reações a segunda dose da vacina contra Covid-19 são mais leves que as da primeira

Imprimir
  • - Possíveis reações a segunda dose da vacina contra Covid-19 são mais leves que as da primeira - Arquivo/Correio do Estado
- Ocultar Galeria

As temidas reações adversas às vacinas contra a Covid-19 são mais brandas na segunda dose dos imunizantes do que na primeira, explicou a médica infectologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mariana Croda.

Todas as patentes usadas no Plano Nacional de Vacinação (PNI) até o momento exigem duas doses para completar o reforço vacinal. Apenas a Janssen, que deve chegar ao Brasil nos próximos dias, exige apenas uma aplicação.

"Elas podem causar [reações] na segunda dose, mas em menor escala. Grande maioria das pessoas, não tem reações. As que tem, são sintomas leves, como febre, dor no corpo, que confunde-se com sintomas gripais", disse.

Mariana apontou que mesmo que as reações sejam normais nas vacinas, a maior parte da população não apresenta efeitos adversos.

A médica infectologista, Rafaeli Cardoso Barbosa também afirmou as reações são mais leves na segunda dose das vacinas, e explicou que elas dependem do mecanismo do imunizante e do sistema imunológico de cada pessoa.

"Por isso que existem pessoas que têm reações com a AstraZeneca e outras não. Mas isso com todas vacinas, não só com a da Covid-19", ressaltou.

Ela reforçou que sem a segunda dose, a imunidade contra o coronavírus não está completa, e que não é necessário grande temor as reações adversas.

"Nem tem comparação entre reação da vacina e sintomas de Covid-19 grave. Reação acontece no máximo por 48 horas e cessa ao uso de medicações", apontou.

Mariana também disse que a AstraZeneca tem mais chances de apresentar reações do que a Coronavac e a Pfizer. 

"Os artigos falaram apontaram reações em menos de 3% da população , mas na prática a gente sabe que é menor. Cada grupo populacional reage de uma forma, os estudos que fizeram nos Estados Unidos não podem ser aplicados aqui", completa.

AstraZeneca
A patente tem assustado a população por ter causado mais reações que as outras vacinas. A aplicação da segunda dose deve ser feita até 3 meses após aplicação da primeira. 

Como a população sul-mato-grossense começou a ser imunizada com a patente há menos de 3 meses, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) ainda não sabe a quantidade de pessoas que deixarem de completar o reforço vacinal, pois todos que receberam a AstraZeneca ainda estão no prazo aceitável.

Ela é produzida em parceria com a Universidade de Oxford e Fundação Oswaldo Cruz, e possui segurança geral de 70% após aplicação das duas doses.

Mato Grosso do Sul deve receber, ainda nesta semana, mais um lote de vacinas contra Covid-19, com doses da AstraZeneca, Pfizer, Janssen e Coronavac, de acordo com o Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.

Contudo, o secretário não informou quantas doses serão destinadas ao Estado e nem a data em que chegam. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (16) por meio de live do governo.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Mulher é presa em MS ao pegar celular esquecido em carro de aplicativo e transferir quase R$ 2 mil
Compras em sites estrangeiros serão tributadas por novo imposto da reforma
Alunos da rede estadual de Mato Grosso do Sul terão seis dias de folga na próxima semana
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos na BR-262 em Aquidauana
Copyright 2012 . Portal gua Clara