Água Clara/MS . 26 de Abril de 2024

notícias : Saúde

17/06/2021 as 08h58 / Por (Midiamax)

Mesmo sendo o 1º em vacinação, MS tem a maior ocupação de leitos do Brasil, aponta OPAS

Estado é o único do Brasil que apresenta superlotação de UTIs

Imprimir
  • - Estado é o único que atende pacientes além da capacidade hospitalar. - Foto: Reprodução.
- Ocultar Galeria

Mato Grosso do Sul é destaque nacional na vacinação contra Covid-19 e é um dos dois estados com mais segundas doses aplicadas. No entanto, o Estado possui a maior taxa de ocupação de leitos do Brasil. Os dados foram apresentados pela OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde).

Assim, o relatório publicado nesta quarta-feira (16), aponta 104% de superlotação nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) gerais do Estado.

Nos últimos sete dias, foram 102% de ocupação desses leitos. Em todo o Brasil, MS é a única federação que atende pacientes além da capacidade hospitalar.

Vale lembrar que até a terça-feira (15), MS havia enviado 37 pessoas para tratamento da Covid-19 em outros estados. Devido à superlotação dos leitos, o Estado adotou o envio de pessoas infectados com quadros graves que estão na lista de espera para vagas de UTIs.

Nos leitos clínicos, foi registrado 74% de taxa de ocupação na última terça-feira (15). Já nos últimos sete dias, foram 79% de lotação nestas instalações.

Até 15 de junho, o relatório aponta que 1.018.833 haviam tomado a primeira dose de vacinas em MS. Dessas, 390.487 estavam imunizadas com a segunda dose também. Assim, o Estado já usou 97% das doses que o Ministério da Saúde enviou.

Ainda no relatório, foi destacado que a vacinação das duas doses contra Covid-19 segue suspensa em Campo Grande. Na cidade, 336.069 tomaram a primeira dose e 137.601 receberam o reforço vacinal. No total, a Capital usou 98% das doses que recebeu por distribuição da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Mulher é presa em MS ao pegar celular esquecido em carro de aplicativo e transferir quase R$ 2 mil
Compras em sites estrangeiros serão tributadas por novo imposto da reforma
Alunos da rede estadual de Mato Grosso do Sul terão seis dias de folga na próxima semana
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos na BR-262 em Aquidauana
Copyright 2012 . Portal gua Clara