Água Clara/MS . 26 de Abril de 2024

notícias : Política

27/06/2022 as 10h27 / Por (O Jacaré)

Bolsonaro descarta Tereza Cristina pela 2ª vez e deve confirmar general como vice

Imprimir
  • - Bolsonaro confirmou que vai trocar um general por outro na disputa deste ano: sai Hamilton Mourão e entra Walter Braga Neto na chapa (Foto: Arquivo)
- Ocultar Galeria

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vai descartar pela 2ª vez a deputada federal Tereza Cristina (PP), do Centrão, como candidata a vice-presidente da República. Em entrevista neste domingo, ele antecipou que o companheiro de chapa será o ex-ministro da Defesa, general Walter Braga Neto (PL). O capitão não confia na ex-ministra da Agricultura e teme ser alvo de impeachment em caso de reeleição. 

A decisão do presidente deve manter a composição definida pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que prevê a progressista na disputa pelo Senado e o ex-secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel (PSDB) para o Governo.

De acordo com Bolsonaro, o nome do general como vice será anunciado nos próximos dias. “É uma pessoa que eu admiro muito o Braga Neto”, ressaltou, em entrevista ao programa 4×4 no Youtube. Com a decisão, ele resiste à pressão do presidente nacional do PL, Waldemar Costa Neto, e do Centrão para indicar uma mulher como vice e reduzir a rejeição junto ao eleitorado feminino.

“O Braga Neto tem uma vida de 45 anos de serviço na caserna. Foi interventor no Rio de Janeiro. Veio para o nosso Governo. Pegou a difícil missão da Casa Civil durante a pandemia e foi para o Ministério da Defesa e desincompatibilizou para ficar livre para disputar um cargo na eleição”, afirmou o presidente.

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), já tinha antecipado que a deputada federal não seria indicada como vice porque Bolsonaro não cogita um nome com bom trânsito no Congresso Nacional por temer o impeachment.

“Bolsonaro não põe a Tereza porque não confia em ninguém, muito menos nela, que fala pelos ruralistas. Dali saíram os impeachments”, previu o ex-deputado federal. Mandetta quer disputar a vaga de senador nas eleições deste ano e vem se preparando para enfrentar a ex-ministra. Só que ele ainda não garantiu a vaga na coligação da deputada federal Rose Modesto (União Brasil), que prefere o procurador de Justiça, Sérgio Harfouche (Avante).

Com o cenário definido, a próxima decisão de Bolsonaro vai ter repercussão na sucessão estadual em Mato Grosso do Sul. A ex-ministra Tereza Cristina defende que o presidente suba no palanque do candidato a governador do PSDB. Neste cenário, ele abandonaria a própria sorte o deputado estadual Capitão Contar (PRTB), que sempre foi fiel ao presidente e inclusive organizou manifestações a favor de Bolsonaro inclusive nos pontos mais críticos da pandemia.

Inicialmente, conforme o deputado federal Loester Trutis (PL), Bolsonaro viria ao Estado para anunciar o apoio a Riedel no último dia 20. O presidente acabou não comparecendo.

A disputa pelo Senado ainda conta com o juiz federal aposentado Odilon de Oliveira (PSD), o advogado e professor da UFGD, Tiago Botelho (PT), o empresário Jeferson Bezerra (Agir 36), Wilson Joaquim (PSC), Marcos Adonis (PSOL) e Henrique Medeiros (PV). O MDB ainda não decidiu se lança o ex-prefeito de Costa Rica, Wadeli dos Santos Rosa ou o ex-ministro Carlos Marun.


Bolsonaro descarta Tereza e mantém a chapa dos sonhos de Reinaldo Azambuja: deputada para o Senado e Riedel para o Governo (Foto: Divulgação)

 

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Mulher é presa em MS ao pegar celular esquecido em carro de aplicativo e transferir quase R$ 2 mil
Compras em sites estrangeiros serão tributadas por novo imposto da reforma
Alunos da rede estadual de Mato Grosso do Sul terão seis dias de folga na próxima semana
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos na BR-262 em Aquidauana
Copyright 2012 . Portal gua Clara