Água Clara/MS . 28 de Março de 2024

notícias : Política

04/06/2020 as 14h20 / Por (Midiamax)

Órgãos públicos e privados serão obrigados a disponibilizar álcool em gel em MS

Imprimir
  • - Projeto de lei do deputado Barbosinha sobre a obrigação de estabelecimentos disponibilizarem álcool em gel, foi aprovado. (Luciana Nassar, Alems)
- Ocultar Galeria

Projeto de lei que obriga estabelecimentos públicos e privados a disponibilizarem equipamentos com álcool em gel para a população, foi aprovado em primeira discussão durante sessão nesta quinta-feira (4) pelos deputados estaduais. 

A proposta de Barbosinha (DEM) determina a todo estabelecimento, público ou privado, que ofereça ou comercialize qualquer tipo de alimento à população está submetido a Lei, caso aprovada. Os comércios, empresas e órgãos públicos são obrigados a fixar em locais de fácil acesso e visualização o equipamento de álcool em gel, inclusive com placa contendo aviso. 

Está previsto na proposta que os hospitais públicos e particulares deverão fazer a instalação de dispensador de álcool gel 70 nos quartos, enfermarias, banheiros, corredores e área de recepção e atendimento ao público, objetivando evitar a disseminação de infecção hospitalar e outras patologias. 

Porém, apenas Gerson Claro (PP) líder do governo na Casa de Leis foi contrário a proposta. “Apesar da boa intenção do projeto, traz vício na medida que estabelece regramento tanto para estabelecimento privado quanto para os públicos. Os privados têm regramento e protocolos municipais e o projeto é dúbio. Voto contrário pela divergência de competência”.

O projeto de lei segue para segunda votação, ainda sem previsão de data. 

Também foi aprovada proposta de Marçal Filho (PSDB) sobre notificação eletrônica do vencimento de carteira de habilitação e também quanto ao dever do consumidor de avisar quando houver alteração de endereço eletrônico. Segue agora para as comissões de mérito analisarem e então ser votado em segunda discussão.

Em segunda discussão, os deputados aprovaram dois projetos do Poder Executivo. O primeiro altera a redação de dispositivos da Lei 1.102/1990, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Poder Executivo, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado. A proposta confere o mesmo prazo das licenças paternidade aos pais biológicos e aos pais adotantes, de cinco dias consecutivos a partir do nascimento ou adoção, adequando assim o tratamento igualitário entre eles e a legislação estadual às normas federais.

Foi aprovado em segunda discussão, proposta que dispõe sobre a carreira Segurança Penitenciária da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), no que tange estabelecer a idade mínima de 21 anos e máxima de 40 anos para ingresso na carreira citada, via concurso público, comprovando idade no ato de inscrição. 

Estava pautada a proposta de Zé Teixeira (DEM) para assegurar o salário de mulheres vítimas de violência doméstica enquanto forem afastadas do cargo, porém, Claro pediu vista. “Peço vista para aparar aresta na constitucionalidade e também para discutir com a subsecretaria de Políticas Públicas das Mulheres. Tem uma lei federal que já garante isso”.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Crianças respondem pela metade das mortes por dengue em MS
Tem carteira de habilitação C, D e E? Prazo para regularizar exame toxicológico acaba no domingo
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas na BR-262
Suzano e Senai abrem inscrições para curso de Operador (a) de Máquinas Florestais em Água Clara
Copyright 2012 . Portal gua Clara