Água Clara/MS . 25 de Abril de 2024

notícias : Notícias

27/09/2021 as 14h05 / Por (Correio do Estado)

Governo lança passaporte da vacina e cinco outras medidas para retomada segura

Pacote prioriza ações de testagem e vacinação para retomada econômica do Estado

Imprimir
  • - Programa Retomada Segura foi lançado nesta segunda-feira - Foto: Bruno Henrique / Correio do Estado
- Ocultar Galeria

O Governo de Mato Grosso do Sul lançou, nesta segunda-feira (27), um pacote com seis projetos para a retomada segura no Estado, entre eles, o passaporte da vacina.

O Programa “Retomada Segura MS” estabelece seis medidas sanitárias, com objetivo de garantir maior segurança para o funcionamento de diversos setores da economia e também para a segurança da população em geral.

Isto ocorre porque o Estado já chegou em mais de 70% da população adulta imunizada com duas doses ou dose única e já começam a se implantar ações para a volta à normalidade.

A principal medida é a implementação do Passaporte Vacina MS, que exige a apresentação do comprovante de vacinação de, pelo menos, uma dose para acesso a eventos e atividades públicas que tenham público superior a 100 pessoas.

Esta exigência, no entanto, depende de aprovação dos deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems).

Também fazem parte do pacote a ampliação de testagem, conscientização sobre medidas de biossegurança e ampliação da vacinação, com realização de "Dia D".

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, informou que um projeto de lei já está sendo elaborado e será encaminhado para a Alems nos próximos dias.

No entanto, Resende se posicionou favorável ao passaporte e também ao chamado Projeto Biossegurança MS, que determina que, para ter o alvará sanitário, setores da atividade econômica precisam comprovar que todos os colabores estão vacinados.

Ambas as propostas dependem de aprovação na Assembleia e sanção do governador para entrar em vigor.

O secretário estadual de Infraestrutura e presidente do Comitê Gestor do Prosseguir, Eduardo Riedel, disse que ainda não há detalhes sobre o passaporte da vacina e que ele é o último recurso para avançar na vacinação.

Ele explica que continuam sendo feitas campanhas de conscientização e busca ativa, mas milhares de pessoas ainda não tomaram nenhuma dose de vacina contra a Covid-19.

"A gente tem respeitado muito as liberdades individuais, mas o passaporte talvez seja a última medida nesse processo, a hora que você esgota completamente todas as discussões em torno de chamar essas pessoas, o passaporte seria uma medida a mais", explicou.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, é contrário a obrigatoriedade de comprovar vacinação para ter acesso a alguns locais.

"Acompanhando os índices de vacina serem tão significantes, acredito que não teremos efeito tão importante como outros municípios estão tendo [com o passaporte]", dsse.

"Temos 80% acima de 18 anos já com a primeira dose e fica meio inócuo exigir algo de um público que já está vacinado, não vejo muito sentido exigir algo nessa fase, mas há um amplo debate a ser feito em relação ao direito constitucional das pessoas, então acho que deveria ser o posicionamento a nível federal e não municipal ou estadual, porque envolve a criação de leis", concluiu.

 Retomada Segura MS
Além do passaporte da vacina e do alvará sanitário, o programa Retomada Segura MS elenca, no total, um conjunto de seis ações para a retomada das atividades cotidianas e econômicas em um ambiente seguro.

São elas:

  • Projeto Biossegurança MS – Reforça as medidas gerais de biossegurança a serem empregadas pelos diversos setores da sociedade, como forma de controle e mitigação da Covid-19, o qual está tramitando no Governo do Estado e será encaminhado para a Alems;
  • Projeto Teste MS – Amplia a realização de testes rápidos de antígeno, a notificação dos resultados e a contraprestação de utilização dos mesmos, que serão empregados pelos 79 municípios. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) ampliará a distribuição desses aos municípios, os quais dependem de um resultado oportuno para auxiliar na conduta clínica imediata.
  • Projeto Conscientiza MS – Orienta o cidadão sobre a manutenção de cuidados de biossegurança após ser vacinado.
  • Projeto Passaporte Vacina MS – Exige a apresentação do comprovante de vacinação da 1ª dose, para acesso a eventos e atividades que reúnam público superior a 100 pessoas.
  • Projeto Imuniza Trabalhadores MS – Realiza a busca ativa dos trabalhadores das indústrias que ainda não se vacinaram ou que ainda não completaram o seu ciclo vacinal. Parceira no projeto, a Fiems vai oferecer aos seus associados um selo ouro, para as empresas que tiverem 100% dos colaboradores imunizados, como forma de incentivo.  
  • Projeto Vacina MS – Aplicação de 275.000 doses pelos 79 municípios do estado, dentro de um período de sete dias, bem como, a realização do dia “D” da vacinação.
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Compras em sites estrangeiros serão tributadas por novo imposto da reforma
Alunos da rede estadual de Mato Grosso do Sul terão seis dias de folga na próxima semana
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos na BR-262 em Aquidauana
Polícia Civil de Água Clara realização incineração de quase meia tonelada de drogas em Três Lagoas
Copyright 2012 . Portal gua Clara