Água Clara/MS . 19 de Abril de 2024

notícias : Notícias

28/07/2021 as 09h40 / Por (Midiamax)

Com rajadas de vento, sul-mato-grossenses enfrentam sensação térmica de 0ºC nesta quarta

Imprimir
  • - Chegada de massa de ar polar veio com chuva fina em Campo Grande - Henrique Arakaki / Midiamax
- Ocultar Galeria

Você já teve a impressão de estar sentindo mais frio do que a temperatura do termômetro estava indicando? Saiba que não é o seu psicológico, mas sim a sensação térmica, que nada mais é que a combinação da temperatura com outras condições meteorológicas como vento e umidade relativa do ar.

Na madrugada desta quarta-feira (28), a chegada da onda de frio que deve ser a mais intensa do anofez a temperatura despencar. Com ela, a mudança climática veio acompanhada de rajada de ventos de até 48 km/h em Campo Grande. No sul do Estado, a sensação térmica chegou a 0 °C e houve registro de geada em Iguatemi. Este fenômeno também está relacionado com o vento frio.

Apesar da forte rajada de vento, a velocidade média do vento na Capital foi de 10 km/h. Isso significa que o município, que teve mínima de 7,8 °C às 7 horas, conforme a estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), teve sensação térmica de 4 °C.

A temperatura mais baixa do estado foi em Iguatemi, onde os termômetros marcaram 4,4 °C, mas o vento fez com que os moradores sentissem como se estivessem num frio de 0 °C. Além disso, a região que fica no extremo sul do estado teve geada, que é quando o vento gelado congela as gotículas de água do ar, que forma uma camada fina de gelo sobre lavouras ou carros.

Confira as mínimas em algumas cidades de MS nesta quarta-feira:

Ponta Porã: 4,9 °C
Dourados: 7,3 °C
Aral Moreira: 5,1 °C
Itaquiraí: 5,2 °C
Ivinhema: 6,7 °C
Água Clara: 11 ºC

Mais frio por aí...
A previsão do tempo indica que vai esfriar durante essa quarta-feira e a manhã de quinta-feira pode ser a mais fria do ano.

Em Sete Quedas, no extremo sul de MS, a mínima prevista é de 1ºC, com sensação térmica que deve ser negativa. Já Ponta Porã e Dourados devem ter mínima na casa dos 2ºC e também devem ter sensação térmica abaixo de 0ºC. Em todo o centro-sul há risco de geada, porém, com mais chance na região sul e de fronteira com o Paraguai.

Em Campo Grande, o frio pode alcançar os 5ºC e a sensação, dependendo do vento, pode ser de até 0ºC. Também há possibilidade de geada por aqui.

E depois?
A partir de sexta-feira a massa de ar polar começa a perder força e as temperaturas começam a apresentar alta gradativa.

No fim de semana, as tardes já começam a ficar quentes, com manhãs e noites frias na Capital, que pode registrar 27ºC no domingo.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Vacinação contra a dengue é ampliada em MS; faixa etária fica a critério dos municípios
Polícia apreende computadores e celular de professor acusado de estuprar filha em MS
Casal rouba moto, abandona bebê de nove dias e é preso em flagrante em MS
LISTA: Em mais um dia gelado, cidades de Mato Grosso do Sul têm madrugada de 10ºC
Copyright 2012 . Portal gua Clara