Água Clara/MS . 26 de Abril de 2024

notícias : Notícias

28/07/2021 as 09h30 / Por (Midiamax)

Entenda mudanças nos estabelecimentos que começam a valer com novo Prosseguir em MS

Imprimir
  • - 'O Barba Ruiva' em Água Clara - Foto: Facebook
- Ocultar Galeria

O anúncio do novo modelo de Prosseguir, o programa de classificação de risco criado pelo Governo para monitorar o avanço da covid-19 no estado de estabelecer medidas de prevenção, tem causado algumas dúvidas sobre o que se enquadra ou não no novo conceito.

O toque de recolher acabou? O que as cores de classificação significam a partir desse novo conceito? Quais são os locais de aglomeração? Os municípios são obrigados a seguirem o prosseguir?

O toque de recolher acabou?

Não, apesar disso não ter sido citado claramente no anúncio feito pelo secretário de Infraestrutura do Governo do Estado e presidente do Comitê Gestor do Prosseguir, Eduardo Riedel, a recomendação continua a mesma.

Nas cidades com classificação das bandeiras verde, amarela e laranja a recomendação do toque é das 22h até às 5 da manhã; os municípios de bandeira vermelha a partir das 21h; e na cinza, o toque de recolher deve acontecer das 20h até às 5 da manhã.

O que as cores de classificação significam a partir desse novo conceito?

A mudança consiste basicamente numa inversão no modo como o Comitê Gestor do Prosseguir descreve o que pode abrir. Agora, tudo pode abrir independe da cor da bandeira. As cores só servem de indicativo para dizer o máximo de pessoas que podem estar em um local de acordo com sua capacidade.

Em cidades com a bandeira cinza do Prosseguir, as atividades terão lotação máxima de 30%. No caso da bandeira vermelha, será de 50% e para bandeira laranja de 70%. Nas cidades com bandeira amarela, a lotação nos comércios será de 90% e na bandeira verde liberada para 100% da ocupação.

Antes, existia uma lista de serviços essências, de característica discricionária, que apontava exatamente o que poderia ficar aberto ou não segundo a cor da bandeira.

A lista nesse momento está bem mais enxuta, e traz apenas locais de aglomeração que podem oferecer risco e por isso precisariam de um controle de ocupação proporcional, mas sem precisar serem fechados completamente.

Quais são os locais de aglomeração?

A lista inclui as seguintes atividades: bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, com e sem entretenimento; parques de diversão e parques temáticos; exploração de boliches; exploração de jogos de sinuca, bilhar e similares; exploração de jogos eletrônicos recreativos; atividades de exibição cinematográfica; serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas; atividades de museus, exploração de lugares, prédios históricos e atrações similares; cabeleireiros; casas de bingo; exploração de apostas em corridas de cavalos; exploração de jogos de azar; tabacarias; casas de festas e eventos; atividades de estética; serviços de tatuagem e piercing; produção teatral; produção musical; produção de espetáculos de dança; espetáculos circenses; rodeios; artes cênicas; discotecas e danceterias; atividades de sauna e banhos. 

Os municípios são obrigados a seguirem o Prosseguir?

Também não. Já não era obrigação antes, quando o Governo do Estado recuou diante de uma divergência de entendimento com o município de Campo Grande em que a Prefeitura decidiu manter a bandeira vermelha por ocasião do Dia dos Namorados enquanto a classificação do Prosseguir indicava a Bandeira Cinza.

Na semana seguinte, o Prosseguir passou a ser uma recomendação aos municípios e assim vai continuar. O toque de recolher em Campo Grande, por exemplo, é até às 23h, sendo que, segundo o prosseguir, a Capital está em bandeira vermelha.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Mulher é presa em MS ao pegar celular esquecido em carro de aplicativo e transferir quase R$ 2 mil
Compras em sites estrangeiros serão tributadas por novo imposto da reforma
Alunos da rede estadual de Mato Grosso do Sul terão seis dias de folga na próxima semana
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos na BR-262 em Aquidauana
Copyright 2012 . Portal gua Clara