Água Clara/MS . 26 de Abril de 2024

notícias : Notícias

24/02/2021 as 11h20 / Por (G1 MS)

Fenômeno raro, 'supercélula' é registrada em município que sofreu com chuvas no interior de MS

Registro foi feito pela Defesa Civil no município de Corguinho e confirmado após laudo realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar

Imprimir
  • - "Supercélula" registrada em Corguinho (MS) ? Foto: Defesa Civil MS/Divulgação
- Ocultar Galeria

Uma "supercélula" foi registrada em Corguinho, a 100 quilômetros de Campo Grande, durante fortes chuvas na região. A imagem, realizada na última terça-feira (16), circulou as redes sociais e houve quem duvidasse da veracidade da foto, dizendo se tratar de uma montagem. Um laudo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), no entanto, ratificou que o registro é verdadeiro.

Segundo o laudo assinado pela mestra em Meteorologia, Franciane Rodrigues, o fenômeno é raro em Mato Grosso do Sul e se forma após uma instabilidade causada por fortes chuvas. No último dia 16, de acordo com Centro de Monitoramento do Tempo e Clima (CEMTEC), o volume de chuva foi de 60 mm, o que é classificado como chuva forte de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O laudo ainda aponta que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) classifica a "supercélula" como um tipo de tempestade caracterizada pela presença de uma corrente de ar girando no interior da nuvem, podendo ocasionar fortes ventos, chuva intensa com granizo, tornados mortais, enchentes e descargas elétricas.

Cidade com cerca de 6 mil habitantes, Corguinho sofreu com as fortes chuvas na última semana. No dia 17, após pontes caírem depois das enxurradas, 250 pessoas ficaram isoladas no município. Cenas de desespero também foram registradas, como no caso da criança que foi resgatada com o auxílio de uma corda após a casa dela ficar coberta de água com as chuvas.

Já no dia 18 de fevereiro, Corguinho decretou situação de emergência. As equipes da Defesa Civil ainda trabalham para que a situação no município seja normalizada.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Mulher é presa em MS ao pegar celular esquecido em carro de aplicativo e transferir quase R$ 2 mil
Compras em sites estrangeiros serão tributadas por novo imposto da reforma
Alunos da rede estadual de Mato Grosso do Sul terão seis dias de folga na próxima semana
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos na BR-262 em Aquidauana
Copyright 2012 . Portal gua Clara