Água Clara/MS . 25 de Fevereiro de 2021

notícias : Notícias

25/11/2020 as 14h48 / Por (Correio do Estado)

Lei proíbe fidelização em contratos de prestação de serviços com consumidores

Clientes poderão cancelar contratos a qualquer momento sem pagar multas

Imprimir
  • - Contratos não podem ter cláusulas de fidelidade - Foto: Divulgação
- Ocultar Galeria

Contratos de prestação de serviços não poderão ter cláusulas que exijam a fidelização de consumidores. Lei que proíbe essa prática foi sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e publicada nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial do Estado.

Conforme a lei, que já havia sido aprovada na Assembleia Legislativa, empresas ficam proibidas de fidelizar contratos de serviços com os consumidores, impondo multas caso o cliente decida cancelar antes do prazo estabelecido.

A medida não vale para serviços que são regulados em legislação própria e não é de competência estadual, como telefonia celular, por exemplo, que são reguladas pela Agência Nacional de Telecomunicaçõess (Anatel).

Nestes casos, os prestadores serão obrigados a informar o fim do prazo de fidelização nas faturas mensais.

Para os demais casos, legislação prevê multa, nos termos do Código de Defesa do Consumidor para quem desrespeitar a norma.

Autor da proposta, deputado estadual Coronel David justificou que o prazo de fidelização é uma forma que as prestadoras de serviço usam para “aprisionar” o consumidor que queira encerrar o vínculo contratual.

Isto porque, com a fidelidade, o cliente que decide encerrar o contrato antes do período estabelecido só pode fazê-lo se pagar um valor cobrado a título de multa, que geralmente é alto para que o mesmo desista do cancelamento.

Serviços de TV por assinatura, internet e telefonia como os principais que utilizam o método, conforme afirma a justificativa do projeto.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
IR: quem recebeu indevidamente o auxílio emergencial terá de devolver o valor
Karol Conká irá lançar novo álbum e não irá procurar Bil
Homem foi morto com golpes de barra de ferro na cabeça por causa de marmitex em MS
Receita Federal espera receber 447 mil declarações do IR em MS; veja o que muda este ano
© Copyright 2012 . Portal Água Clara