Água Clara/MS . 20 de Abril de 2024

notícias : Notícias

24/11/2020 as 13h47 / Por (Midiamax)

Com mais de 50 mil casos, MS é o 4º no número de mortes por dengue

Ministério da Saúde lançou campanha para conscientizar população

Imprimir
  • - Larvas do mosquito da dengue se desenvolvem em acumulados de água. (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)
- Ocultar Galeria

Os dados da dengue para Mato Grosso do Sul são alarmantes. O boletim mais recente do Ministério da Saúde aponta que o estado é o 4º do país com maior número de mortes para a doença. Foram 39 óbitos confirmados. Assim, MS fica atrás apenas do Paraná (186 mortes), São Paulo (119) e Distrito Federal (44).

Conforme o boletim, o número de casos chegou a 51.571, o 5º maior do país em números absolutos. Se analisada a incidência, que é o número de casos para ada 100 mil habitantes, o número chega a 1.855 casos, ocupando a 2ª posição, atrás apenas do Paraná, com 2.297 casos.

Então, o Ministério da Saúde alertou que dos 528 óbitos registrados até o dia 14 de novembro, 76,8% estavam em quatro estados: Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

Ações
Logo, os governos locais e federal estão iniciando campanhas de conscientização à população, uma vez que a maioria dos focos do mosquito transmissor da doença está nas casas.

Nesta terça-feira (24), o Ministério da Saúde lançou a campanha “Combater o mosquito é com você, comigo, com todo mundo”. Na primeira fase, a ação irá alertar sobre a importância do cuidado aos locais que podem acumular água. Já a segunda informa os sintomas e as formas corretas de tratar a dengue, a Zika e a chikungunya.

“O mosquito é um vilão, mas o maior vilão é o cidadão que deixa, por exemplo, a água ficar empoçada. Por isso, essa campanha e o trabalho dos agentes in loco são ferramentas fundamentais para conscientizarmos a população sobre a importância do combate ao mosquito”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Preparada em MS, carga de maconha misturada com alfafa é apreendida no PR
Mulher armada com faca invade casa de idosa em MS e mata galinhas de estimação
O que acontece com a dívida de empréstimo de quem morre? Saiba se herdeiros devem pagar
BR-262 e mais sete rodovias federais de MS deverão ter pontos de descanso a partir de 2025
Copyright 2012 . Portal gua Clara