Água Clara/MS . 19 de Abril de 2024

notícias : Notícias

25/05/2018 as 15h12 / Por (Veja.com)

Presidente Temer anuncia que Governo vai usar Forças Armadas para desobstruir estradas

Imprimir
  • Foto: (NBR/Reprodução) -
- Ocultar Galeria

Após o fracasso do acordo do governo para suspender a greve dos caminhoneiros por 15 dias, o presidente Michel Temer anunciou hoje que vai convocar as Forças Federais de Segurança para liberar as estradas bloqueadas desde segunda-feira. A decisão foi tomada após uma reunião do Gabinete de Segurança Institucional no Palácio do Planalto com Temer e ministros do governo.

“Comunico que acionei as Forças Federais de Segurança para desbloquear as estradas e solicitei aos governadores que façam o mesmo”, disse ele. “Não vamos permitir que a população fique sem gêneros de primeira necessidade, que fiquem sem produtos, que hospitais fiquem insumos para salvar vidas nem que crianças sejam prejudicadas pelo fechamento das escolas.”

Temer criticou ainda a postura dos caminhoneiros que não cumpriram o acordo. “Quem bloqueia estrada e age de maneira radical está prejudicando a população e será responsabilizado.”

O presidente afirmou que o objetivo da medida é garantir a livre circulação e abastecimento da população. “O acordo assinado e cumprido é a melhor alternativa. Espero que cada caminhoneiro cumpra seu papel. O governo teve coragem de dialogar. Agora tem coragem para exercer a autoridade de defesa do povo brasileiro.”

Em seu pronunciamento, Temer disse que o governo atendeu as principais reivindicações dos caminhoneiros, que não cumpriram com sua parte de suspender a greve. “Esse deveria ter sido o resultado do diálogo. Muitos caminhoneiros estão fazendo sua parte, mas infelizmente uma minoria radical tem bloqueado estradas e impedido que muitos caminhoneiros levem adiante seu desejo de atender a população e fazer seu trabalho.”

Apesar de ter assinado o acordo, a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) divulgou nota informando que nenhuma entidade tem poder para acabar sozinha com a mobilização. “O documento com o governo só foi assinado para garantir que o governo manteria aquelas propostas caso a categoria as aceitasse. Nosso papel é o de levar as propostas da categoria para que cada grupo de manifestantes decida”, afirmou a CNTA em nota.

A entidade afirma ainda que não tem poder para influenciar sozinha o fim da mobilização. “Sabemos que nenhuma pessoa ou entidade tem, sozinha, o poder de acabar com essa mobilização e isso sempre foi deixado muito claro para o governo. ”

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Com salários de até R$ 14 mil, Maracaju abre concurso com 250 vagas em 96 cargos
Motorista de aplicativo diz que idoso segurou porta do carro antes de chegar morto no banco
Helicóptero do Governo de MS cai com quatro servidores a bordo em Campo Grande
Homem morre esmagado por caminhão ao tentar abrir porteira de fazenda no Pantanal
Copyright 2012 . Portal gua Clara