Água Clara/MS . 26 de Abril de 2024

notícias : Notícias

10/02/2016 as 11h35 / Por ()

MS amplia produção de aves e suínos, mas custo afeta rentabilidade

Imprimir
- Ocultar Galeria

Mato Grosso do Sul ampliou sua produção de aves e suínos em 2015, mas a elevação dos custos das atividades comprometeram a rentabilidade dos produtores. É o que aponta o Informativo Casa Rural – Retrospectiva, elaborado pelo Departamento de Economia da Federação de Agricultura e Pecuária do estado (Famasul).

Segundo a entidade, no caso dos suínos, o incremento na produção foi de 7,1% frente a 2014, com o número de abates chegando a 1,4 milhão de animais. A produção de carne atingiu 127,1 mil toneladas.

"Precisamos considerar que 90% da nossa produção têm como principal destino o mercado interno, sendo que grande parte é direcionada a São Paulo. Sendo assim, considerando que os outros Estados devem ter optado em exportar sua produção, acabaram absorvendo a nossa carne suína", explica a gestora do Departamento de Economia da Famasul, Adriana Mascarenhas.

Os números comprovam a afirmação da economista. De acordo com o informativo, as vendas internacionais do setor totalizaram 14,6 mil toneladas em Mato Grosso do Sul, com queda de 12% em relação a 2014. Porém, no cenário nacional, as exportações do setor atingiram 542,1 mil toneladas. Na avicultura, o cenário não é diferente. O abate de frangos foi superior a 170 milhões de cabeças, alta de 7,7% em relação ao ano de 2014 e a produção de carne atingiu 410,9 mil toneladas, o que representou um incremento de 8,5% frente ao ano anterior.

"O frango tornou-se, em2015, a primeira opção do consumidor brasileiro diante do aumento do preço da carne bovina. Apesar disso, temos que considerar que no ano passado, a tarifa de energia elétrica, um dos principais insumos deste segmento, subiu mais de 50%", salienta Adriana.

De acordo com a gestora, em 2016 o avicultor e o suinocultor terá que gerenciar ainda mais o controle dos custos de produção. "É a correta gestão que fará a diferença para a rentabilidade do produtor ao longo deste ano. O acompanhamento do mercado também é imprescindível. Como a previsão para o ano é de que a crise ainda se manterá, quem não se adequar e fazer compras e vendas no momento estratégico, acumulará prejuízos", conclui.

(*) G1 - MS

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Em Água Clara, PRF apreende 6,2 Kg de skunk em veículo com placas de MG
Mulher é presa em MS ao pegar celular esquecido em carro de aplicativo e transferir quase R$ 2 mil
Compras em sites estrangeiros serão tributadas por novo imposto da reforma
Alunos da rede estadual de Mato Grosso do Sul terão seis dias de folga na próxima semana
Copyright 2012 . Portal gua Clara