Água Clara/MS . 25 de Abril de 2024

notícias : Notícias

05/02/2016 as 10h11 / Por (G1)

Descoberto paciente que contraiu zika, dengue e chikungunya

Imprimir
- Ocultar Galeria

Um grupo de infectologistas colombianos registrou pela primeira vez a ocorrência simultânea de dengue, chikungunya e zika em uma mesma pessoa. É o primeiro caso relatado de coinfecção por três dos vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.

O paciente, um homem de 49 anos não identificado, viajava constantemente para diversas regiões do país e provavelmente foi exposto aos diferentes vírus em diferentes áreas, dizem os médicos.

O caso registrado no município de Sincelejo, no norte do país, vem sendo discutido por especialistas deste o início do mês após publicação de um estudo do grupo na revista "Journal of Infection and Public Health".

Segundo o artigo, liderado por Wilmer Villamil-Gómez, da Universidade de Cartagena, apesar de se tratar de um caso altamente preocupante, o homem foi medicado para controlar os sintomas e passa bem.

O homem buscou o hospital após ter passado quatro dias com febre de 38°C, conjuntivite e manchas avermelhadas nas costas e nos braços. Após serem submetidos a exames de anticorpos para detectar os três vírus, todos resultaram positivos.

Sem sinergia?
Além dos sintomas relatados pelo próprio paciente, os médicos ainda notaram avermelhamento dos gânglios linfáticos e inchaço nas pernas. Nenhum sintoma específico foi detectado como razão de interação entre os outros dois vírus, porém.

"Nenhum efeito sinergético dessas infecções virais foi observado porque o paciente não precisou de internação e se recuperou após procedimentos clínicos leves", escreveram os médicos.

O relato chegou a provocar ceticismo por parte de outros grupos de médicos colombianos, porque testes de anticorpos não são capazes de diferenciar bem os vírus da dengue e do zika. Os cientistas, porém, relataram ter confirmado o caso por teste de material genético do zika.

Apesar de os médicos terem conseguido controlar os sintomas no paciente até a viremia passar, é possível que outros casos de múltipla infecção venham a sofrer complicações específicas, já que o prognóstico varia muito de paciente para paciente.

Os pesquisadores afirmam que é preciso ficar atento para a coinfecção daqui para a frente em áreas como Brasil e Colômbia, onde circulam três dos quatro vírus mais patogênicos transmitidos pelo Aedes aegypti. O quarto, vírus da febre amarela, está sob controle na região por campanhas de vacinação.

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
PRF apreende 206 Kg de maconha escondida em caixas de erva de tereré na BR-262
Suzano e SEST SENAT prorrogam inscrições do programa Escola de Motoristas até o dia 10 de maio
Empresário fisga jaú de 90 kg e prova resistência da natureza no Taquari
Empresário de Belo é acusado de pedir demissão de Personal por ter caso amoroso com Gracyanne
Copyright 2012 . Portal gua Clara