Água Clara/MS . 29 de Março de 2024

Entrevistas

14/12/2020 as 09h57 / Por Antonio Paulo Munhoz ()

"De maneira alguma pretendo fazer oposição severa a nova administração", diz Saylon em entrevista

Veja a entrevista com o vereador que foi o segundo mais votado na eleição com 318 votos

Imprimir

Nenhuma descrição disponível.

Dando sequência nas entrevistas com os candidatos eleitos em Água Clara, o Portal AC entrevistou o vereador reeleito, Saylon Cristiano de Morades (PDT), que obteve 318 votos e permanecerá com sua vaga no Poder Legislativo Municipal por mais quatro anos.

Nascido em Três Lagoas-MS, filho da professora Rute dos Santos, que trabalhava na escola rural da fazenda Água Limpa, no município de Água Clara, e do administrador local, Sr. Osvaldo, que atualmente é casado com a professora e Assistente Social Patrícia Bueno. Saylon tem suas duas princesas, “elas são o orgulho de minha vida e frutos da união de 14 anos com a Odontóloga Dra. Cristiane Ottoni”. 

Foi alfabetizado por sua mãe na fazenda Água Limpa, onde cursou o pré-escolar e a 1ª série do Ensino Fundamental. Na sequência, estudou por 08 anos na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, em Três Lagoas, e posteriormente concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Marechal Castelo Branco, em Água Clara.

Em seguida, Saylon enfrentou a dura batalha de um estudante universitário de Água Clara, onde viajou por 06 anos até se graduar em Administração pela UFMS campus de Três Lagoas. Não parando os estudos, concluiu pós-graduação em Gestão Pública pela UEMS, no pólo de Água Clara e possui ainda o curso técnico de Ensino Médio Pró-funcionário, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de MS. 

No período em que cursava o ensino superior, foi um dos idealizadores, fundador e primeiro presidente da Associação de Alunos Universitários de Água Clara, entidade que garante recursos para custear grande parte do transporte dos estudantes residentes em Água Clara.

Chegando na sede de nosso município em 1997, Saylon trabalhou por alguns dias no extinto Supermercado Nogueira. Depois foi funcionário por quase um ano de uma gráfica que ficava no Centro Velho da cidade, período que diz ter conhecido pessoas marcantes e especiais, como o saudoso Senhor Vadeco e sua esposa dona Heloísa. No fim do mesmo ano, seu pai Osvaldo montou a Loja de calçados e artigos esportivos ‘A Esportiva’, onde trabalhou até setembro de 2000, quando passou no concurso da Secretaria de Estado de Educação de MS e assumiu o cargo na secretaria da Escola Estadual Chico Mendes, trabalhando por lá quase 17 anos. “Tenho muito orgulho de ter feito parte da história dessa instituição e carrego em meu coração as amizades e os grandes amigos que construí nesse período”.

Saylon também já foi tutor do primeiro curso de Administração do pólo EAD de Água Clara. Hoje já se desligou do governo do estado, pois é servidor concursado da Câmara Municipal de Água Clara, mas está afastado para exercer as funções de gestor do Legislativo Municipal.

“Sempre participei da política local e em 2016 coloquei meu nome pela primeira vez a disposição do crivo popular e fui o 5º candidato a vereador mais votado com 400 votos, sendo eleito para o mandato 2017/2020. Nas eleições desse ano fui reeleito com 318 votos e o 2º vereador mais votado para o pleito 2021/2024”, destaca Saylon.

Confira a entrevista

Portal AC: Você foi reeleito com uma votação expressiva, fazendo 318 votos e sendo o 2º mais votado nessas eleições. A que você atribui esse sucesso na política? 
Saylon: Quando fui eleito em 2016 eu me propus a fazer um trabalho voltado a atender os interesses de nossa população, sempre com respeito a todos e principalmente preocupado em resolver diversos problemas que nossa cidade e as pessoas que nela reside enfrentam. Acredito que esse meu propósito foi em grande parte atingido e isso me credenciou para sair novamente candidato. Mas esse sucesso não seria possível se eu não tivesse ao meu lado minha família, amigos e companheiros fiéis que ajudaram a levar nossa proposta de trabalho e apresentar o que tínhamos feito nesse mandato. 
 
Portal AC: Qual foi o momento mais curioso ou inusitado que você passou durante a campanha?
Saylon: Receber a visita e o apoio a minha candidatura do Deputado Estadual Renato Câmara com certeza foi algo que não esperava, um deputado que teve apenas 10 votos em nosso município, sendo por duas vezes o quarto deputado estadual mais votado de MS, e fez questão de vir aqui demonstrar seu comprometimento com minha campanha e com Água Clara, destinando 40 mil reais em emenda para a Escola Estadual Marechal Castelo Branco, é motivo de grande satisfação. Terei o maior prazer em retribuir esse apoio e buscar que ele tenha mais reconhecimento de nossos cidadãos.
 
Portal AC: Quais serão suas prioridades em seu 2º mandato de vereador? 
Saylon: Minha maior prioridade é trabalhar para retribuir a confiança da nossa população. Sempre atuei em diversas áreas: educação, esporte, saúde, infraestrutura, meio ambiente, assistência social e as demais, cada uma sei que pude contribuir e assim farei novamente. Conquistamos recursos federais para galerias, pavimentação, saúde, educação, esporte, lutamos pela implantação do kit escolar, aprovamos a concessão de exploração do serviço de água e com isso garantimos a implantação do saneamento básico em nosso município. Podem ter certeza que buscarei ajudar ainda mais na busca de melhorias. Não posso deixar de mencionar também a parte legislativa que desenvolvemos nesse mandato que está se encerrando, modernizando o trabalho, dando transparência a todos os atos e fiscalizando o executivo municipal, trabalho esse que continuarei desenvolvendo em todos os dias do novo mandato.
 
Portal AC: Como foi a experiência de sair do cargo de servidor público do Poder Legislativo e posteriormente ser presidente da Câmara?
Saylon: Essa é a primeira vez em que um servidor concursado da Câmara Municipal de Água Clara ocupa esse posto, posso dizer que é uma grande satisfação e orgulho. Quando a gente tem esse olhar de dentro pra fora e depois a oportunidade de fazer algo que mude seu ambiente de trabalho é muito gratificante. Realizei o concurso público, fiz adequações no serviço do legislativo e tentei mudar o ambiente de trabalho de todos os colaboradores e servidores envolvidos nesse processo, mas sei que as melhorias devem ser constantes. Precisamos fornecer mecanismos eficientes de trabalho para que a resposta a nossa população seja à altura do anseio e necessidade de nossos cidadãos.
 
Portal AC: Você fazia parte da coligação do Prefeito Tupete, onde cinco vereadores foram eleitos. Na sua visão, qual foi o motivo da derrota dele para a Gerolina?
Saylon: Não existe um motivo, trabalhei incansavelmente pela vitória do prefeito Tupete, em todas as casas e lugares que tive a oportunidade de estar presente, pedi e tentei convencer a todos que ele era o melhor para nosso município. De minha parte sempre houve a certeza de sua vitória. Fui fiel ao compromisso com meu partido, minha coligação e acima de tudo comprometido com aquilo que defendi nos quatro anos do meu primeiro mandato. Mas não foi o suficiente, a população optou por outra candidata.
 
Portal AC: Você pretende fazer oposição ou ser da base aliada da prefeita Gerolina? 
Saylon: Na política não é difícil encontrarmos parlamentares que se dizem independentes, um pensamento cômodo e que, pessoalmente, me gera uma noção de insegurança na condução do mandato e também de oportunismo em algumas situações. De maneira alguma pretendo fazer oposição severa a nova administração. A população está cansada e não aceita mais que coloquemos nossos objetivos individuais em sobreposição ao coletivo. Temos que ter a ciência que a eleição acabou no dia 15/11/2020 e após esse período, nós, os eleitos, devemos pensar e buscar sempre o melhor para a nossa população. O mandato da prefeita eleita se inicia no dia primeiro do próximo ano e o meu compromisso com os eleitores que me elegeram e nossa população é de fazer um trabalho em harmonia com o executivo em busca de melhorias para nossa cidade. Fui líder do atual prefeito e nem por isso deixei de exercer minha função como legislador, nesse período fui o vereador que mais fez solicitações ao executivo municipal, esse papel não abro mão, serei sempre um agente fiscalizador e representante do povo. Minha função será buscar melhorias para aqueles que mais necessitam da intervenção do governo municipal, ajudando nos projetos de interesses de nossa população e apoiando as boas ideias e ideais que melhorem a qualidade de vida de nosso povo. 

Portal AC: Agora as atenções estão voltadas para a presidência da Câmara. Você deseja disputar a vaga para presidente novamente?
Saylon: A eleição da mesa diretora é sempre alvo de muitas reuniões, conversas e especulações, mas como já disse em plenário, não serei candidato à presidente da Câmara nesse primeiro biênio, mesmo sabendo e tendo apoio de alguns colegas eleitos. Já declarei e deixo bem claro e cristalino o meu apoio ao vereador Elizeu Pereira da Silva para o biênio 2021/2022. Tive a oportunidade de receber o voto e apoio desse parlamentar nas duas vezes em que fui eleito presidente da Câmara, em 13/08/2018 para um mandato até 31/12/2018 e em  01/01/2019 para um mandato até 31/12/2020. Ser eleito duas vezes presidente é um fato inédito a um vereador de primeiro mandato, tenho gratidão a essa confiança que recebi do vereador Elizeu e demais colegas e firmo publicamente o compromisso em relação a sua candidatura. 
 
Portal AC: Sabemos que ainda é cedo para falar nas próximas eleições municipais, porém, o Tupete já se manifestou que deixará a política. Você sonha em um dia disputar a prefeitura de Água Clara?
Saylon: Projetar as próximas eleições ainda é precoce, não sabemos como estará o cenário político e administrativo. Mas posso afirmar que tenho o desejo em ser prefeito de Água Clara, cidade que tenho orgulho de viver e representar em todos os lugares do nosso Brasil. Sei que isso não depende de minha vontade, nem tampouco de um desejo político, mas sim, de um projeto de melhoria estrutural e apoio da nossa população. Me sinto preparado se a oportunidade surgir, mas independente de quem seja o(a) candidato(a), a maior relevância será sempre o desenvolvimento de Água Clara.
 
Portal AC: Para quem você dedica sua vitória?
Saylon: Dedico a minha família, esposa, filhas, eleitores e toda população. Agradeço muito a Deus por minha saúde e pela força espiritual que tem me dado e sustentado nas horas mais difíceis. Jamais poderia deixar de mencionar aquelas pessoas que levaram meu nome, carregaram minha bandeira, nossos feitos e nossas propostas. Posso plenamente dizer que caminharam comigo no sol e na chuva com a mesma vontade e desejo, entregando nosso material, tremulando nossa bandeira, pedindo voto, mostrando a importância do nosso mandato e acima de tudo confiando que eu pudesse fazer valer a pena cada minuto que se dedicaram ao projeto Saylon 12012. De coração, obrigado a todos.
 
Deixe suas considerações finais: 
 

“...Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.”

Lucas 9.62

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Crianças respondem pela metade das mortes por dengue em MS
Tem carteira de habilitação C, D e E? Prazo para regularizar exame toxicológico acaba no domingo
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas na BR-262
Suzano e Senai abrem inscrições para curso de Operador (a) de Máquinas Florestais em Água Clara
Copyright 2012 . Portal gua Clara