Água Clara/MS . 26 de Abril de 2024

notícias : Água Clara

27/11/2015 as 09h57 / Por ()

População Água-Clarense faz protesto em audiência pública contra a instalação de usina no Rio Verde

Devido aos grandes impactos ambientais, moradores não querem empreendimento da usina no rio mais famoso que corta o município

Imprimir
- Ocultar Galeria

Nesta quinta-feira (26) a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso do Sul, através do Imasul, realizou audiência pública para apresentação dos relatórios de impactos sociais e ambientais da instalação de duas usinas hidroelétricas no Rio Verde, Usina Água Clara e Baixo Verde I.

Inicialmente foram apresentados os relatórios dos impactos a serem sentidos ambientalmente e socialmente com a instalação destes dois empreendimentos. Compôs a mesa o Senhor Walter Pinheiro – da Minas PCH, um dos empreendedores, Pedro Mendes Neto, do Imasul, no ato representando o Secretario de Meio Ambiente do Estado Jaime Verruck e o senhor Wagner Henrique Samarano, consultor responsável pelos relatórios.

Entre as autoridades, estiveram presentes os vereadores: Eulojari Ferreira de Souza (DEM) e Marcelo Batista de Araújo (PSC), além de diversos empresários, pescadores e a população em geral. O maior representante da população Água-Clarense, o prefeito Silas José, não esteve presente na audiência, fato que gerou revolta aos moradores por se tratar de um assunto de grande importância aos munícipies.

"O prefeito está tão preocupado com o município, que nem compareceu na Audiência Pública sobre a construção de mais 2 usinas no Rio Verde!!Pode isso??", questionou Simone Oliveira na rede social Facebook. 

Desde o início da audiência, mesmo antes da apresentação dos relatórios, os manifestantes já se colocavam contrários a instalação dos empreendimentos em Água Clara, temendo pelos impactos negativos. 

O debate foi acalorado, com perguntas diversas, a maioria contrária a instalação das usinas, considerando que a audiência não é deliberativa, faz parte do processo de licenciamento ambiental, agora fica a dúvida, o governo Federal e Estadual que na verdade são quem decide vai fazer o que? Ouvir o povo, ou manter as necessidades do desenvolvimento.

Para os vereadores Marcelo Carvoeiro e Eulojari, a implantação das usinas traz mais prejuízos do que benefícios e ambos se colocaram em defesa dos interesses do povo, como representantes do poder legislativo.

No decorrer do debate, o senhor Nadir Pereira, falando em nome do Moto Clube 2 e 3 Rodas, de Água Clara, entidade que atua ha muitos anos na defesa do Rio Verde, inclusive todos os anos seus militantes fazem a limpeza do rio, se colocou contrário ao empreendimento. “São mais de 100 km de Rio que limpamos todos os anos, temos o exemplo negativo, com morte dos peixes em grande escala, com a instalação da Usina de São Domingos, por isso, se for necessários vamos a justiça para impedir mais este dano ao nosso Município”, afirmou Pereira.

Não houve nenhuma defesa da implantação das usinas por parte dos moradores, empresários e entidade do município, apenas o Governo, como intermediador e os empreendedores, como interessados fizeram a defesa, mesmo assim em determinados momentos nem mesmo os empreendedores foram firmes.


Com informações de Nossa Folha News

COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
Mulher é presa em MS ao pegar celular esquecido em carro de aplicativo e transferir quase R$ 2 mil
Compras em sites estrangeiros serão tributadas por novo imposto da reforma
Alunos da rede estadual de Mato Grosso do Sul terão seis dias de folga na próxima semana
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos na BR-262 em Aquidauana
Copyright 2012 . Portal gua Clara